- Área: 549 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Austral Bricks, Bega, Bentley, Boral, Caroma, Glennon Tiles, Kleeman, Lysaght, SIMES, WK Marble & Granite
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da mesquita Punchbowl, na Austrália, foi concebido para melhor acolher a crescente comunidade muçulmana local. Localizado na região metropolitana de Sidney, o novo complexo religioso será utilizado para celebrar cultos além de aproximar e reunir os fiéis.
O centro religioso de Punchbowl foi construído em duas etapas. A mesquita foi erguida primeiramente e possui capacidade para até 300 pessoas enquanto que a segunda fase do projeto foi dedicada aos edifícios do centro comunitário. Implantados em um terreno quadrado, os edifícios foram dispostos ao redor de um pátio central com um dos lados abertos. Este átrio semi-fechado foi concebido de tal forma a acolher a comunidade e proporcionar privacidade simultaneamente. Deste modo foram criados dois pátios adjacentes com diferentes graus de intimidade, organizando e separando as diferentes funções do programa exigido pelo cliente.
O primeiro deles, de vocação mais pública, é acessado diretamente a partir da rua e dá acesso direto à mesquita. Este pátio é o principal espaço de acolhida dos fiéis e um importante local de encontro antes e depois dos cultos. O segundo átrio, maior e mais íntimo, é acessado através do primeiro e configura-se como um espaço mais contido, uma praça contemplativa e de reflexão.
Ao redor deste espaço semi-público, localizam-se os edifícios administrativos e o centro comunitário. Este pátio também funciona como um espaço de apoio à mesquita, podendo ser integrado à ela durante a realização de grandes eventos e cultos. Estas duas praças podem funcionar independentemente ou de forma integrada, permitindo uma maior flexibilidade no uso dos espaços de acordo com as necessidades específicas de cada ocasião.
Formalmente, a arquitetura da mesquita se destaca intencionalmente do restante dos outros edifícios do conjunto. O acesso se dá pelo pátio principal aberto para a rua. Os fiéis são então separados por gênero, segundo diferentes fluxos que encaminham o público para dentro do espaço sagrado onde acontecem as celebrações.
Os homens ficam no térreo enquanto que as mulheres são encaminhadas para os pavimentos superiores.
Apesar de seus materiais modernos, a arquitetura da mesquita reproduz as formas ornamentais das "muqarnas", elementos representativos da tradicional arquitetura islâmica. Cada uma destas "conchas" acústicas possui um buraco de 30mm de diâmetro em seu centro, transformando a cobertura da mesquita em um filtro de luz que ilumina o espaço, transformando o ambiente a medida que o dia passa, desde a primeira oração da manhã até a pregação do pôr-do-sol.
Uma parede de concreto atravessa o espaço quebrando sua ortogonalidade indicando a direção de Meca. O projeto da Mesquita foi construído para orientar seus fiéis, para promover o ensino religioso e incentivar o desenvolvimento da cultura muçulmana junto a comunidade local de Punchbowl.